sábado, 18 de junho de 2011

Introdução

No âmbito da Unidade Curricular Didáctica do Português, construí este portefólio digital que se organiza da seguinte forma:

  • Separadores em barra superior para maior facilidade de acesso;
  • Cada separador consiste em fichas de leitura de brochuras do PNEP, actividades criadas por mim e, inclusive, implementadas em Prática Pedagógica, material didáctico para aquisição e consolidação de conhecimentos de Língua Portuguesa, análise de erros de escrita verificados aquando da Prática Pedagógica, respectivamente;
  • Introdução;
  • Conclusão.
Esta UC é da maior pertinência no currículo de Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB, na medida em que nos fornece as bases para o trabalho e avaliação que devemos fazer com os nossos alunos enquanto docentes, desde como podemos trabalhar diferentes competências de leitura e escrita à avaliação desses processos de aquisição de significado e dessas mesmas competências.
Enquanto UC do Mestrado em que me insiro foi basilar para a compreensão de algumas dificuldades demonstradas pelos alunos e como poderia utilizar algumas estratégias para as colmatar, tais como os erros ortográficos que advém (maioritariamente) da oralidade. Os alunos escrevem como falam, o que, além dos erros de oralidade (trocar "f" por "v" ou vice versa) , faz com que comentam erros na ordem da estrutura da frase.

Este portefólio revelou-se importante na minha formação pois possibilitou que fizesse uma maior reflexão do meu trabalho e ajudou-me a estudar. Além disso, revelou-se um excelente recurso a nível de materiais para mais tarde recorrer, caso seja necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário