“O ERRO não é mais do que o desconhecimento ou a não consciência da
arbitrariedade convencional da língua escrita e deve ser visto como algo inerente
ao processo de transformação de um sistema oral para um sistema escrito de
linguagem”, Pereira, Luísa e Azevedo, Flora (2005, p.50) in PPT Fernanda Botelho "A avaliação da escrita"
Os erros das crianças podem surgir por motivos diversificados, com diferentes origens. Podemos considerar erros de origem individual e pessoal, tais como perturbações ao nível do desenvolvimento (dislexia, défice cognitivo), perturbações emocionais e comportamentais, entre outros. Todavia, também existem factores ambientais que podem contribuir para estes erros, como o contexto familiar e sociocultural em que a criança se insere (cuidados dos pais, literacia, acesso a materiais) e o contexto escolar (adequação às práticas pedagógicas, a formação dos professores e a comunidade turma/colegas).
Os erros ortográficos assumem diferentes tipologias:
- dificuldade na transcrição entre o sistema fonológico e ortográfico;
- transcrição na oralidade corrente;
- inobservância de regras ortográficas de base fonológica;
- inobservância de regras ortográficas de base morfológica;
- incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras;
- incorrecções de acentuação gráfica;
- dificuldades de utilização de minúsculas e maiúsculas;
- inobservância da unidade gráfica da palavra;
- nível de translineação.
Para colmatar este tipo de erros, caso se verifiquem, o professor não deve adquirir uma postura apenas correctora, deverá explicar o erro ao aluno, de modo a que este o compreenda e reformule.
Aquando da minha Prática Pedagógica detectei alguns erros de ortografia de diferentes tipologias. Aqui estão alguns exemplos.
Escrita de Frases pelos alunos (com erros):
Paulo
Sofia
Gonçalo
João
Constança
Alexandra
Beatriz Santos
Pedro Guerreiro
Lucas
Escrita de Frases pelos alunos (com erros):
Paulo
Sofia
Gonçalo
João
Constança
Alexandra
Beatriz Santos
Pedro Guerreiro
Lucas