É o SupetTmatik, um jogo com vários temas de várias áreas: Matemática, Astronomia, Ciências Naturais, Língua Portuguesa... O que eu adquiri foi o "SuperTmatik, Dislexia-Disortografia", que tem os seguintes objectivos:
- Associar cada letra aos seus respectivos sons e vice-versa;
- Trabalhar sílabas e fonemas;
- Colmatar as trocas perceptivo-auditivas, visuais e inversões;
- Aprender palavras, sinónimos, famílias de palavras;
- Aprender casos especiais de leitura;
- Trabalhar a compreensão, incluindo inferências, analogias, resolução de problemas quotidianos, sequências de acontecimentos, etc.
Embora não estejam presentes no jogo, a fluência de leitura e expressão escrita deverão ser alvo de especial atenção na intervenção pedagógica em crianças com dislexia e disortografia. As competências trabalhadas neste jogo devem ser complementadas através da instrução directa e prática, com recurso a outros exercícios específicos.
Este jogo já se encontra sob o novo acordo ortográfico e poderá ser adquirido AQUI.
Recursos Bibliográficos
- Aprender gramática, compreender e produzir melhor - Maria Armanda Costa
- O conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística - Fernanda Botelho com base em Inês Duarte
- Ensino da Leitura: Compreensão de Textos - Fernanda Botelho
- A Escrita - Dimensão Textual (Actividades) - Fernanda Botelho
- Aprender a Ler - Júlia Soares
- Aprender a Ler: apenas uma questão de métodos? - Fernanda Leopoldina Viana
- Avaliação da Escrita - Fernanda Botelho
- Síntese da Taxonomia da Compreensão Leitora de Català e Colaboradores (2001)
- Simpsons Target Words - Dimensão Textual
- Ser professor...de Português: Especificidades da formação de professores de Língua Materna - Susana Leal
- Provas de Leitura de Català
- Programa de Português do Ensino Básico
- Processos de Escrita: Dimensão textual - Fernanda Botelho
- O Ensino da Escrita: Dimansão Textual - Fátima Catarina Santos
- Metas de Aprendizagem da Língua Portuguesa
- Laboratório Gramatical - PNEP
- A Formação para o Ensino da Leitura - Inês Sim-Sim
- Contribuições e limitações dos métodos de alfabetização das crianças - Greici Quéli Machado e Rosângela Gabriel
- Consciência Fonológica e aprendizagem da leitura: mais uma questão da galinha e do ovo - Ana Cristina Silva
- O Conhecimento Explícito: Novos Programas de Língua Portuguesa (Actividades de 1º Ciclo) - Fernanda Botelho com Helena Camacho