Métodos de Leitura

Método das 28 Palavras

Este método consiste no ensino de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente conhecemos. Com sucessivos exercícios de decomposição dessas palavras e com a ajuda de processos ideográficos, as crianças associarão o desenho à palavra e a palavra ao desenho. Este é um método analítico, partindo do todo para o particular. Parte da palavra sem descer à análise dos seus elementos.

Vantagens:

  • Globalização: observação e linguagem;
  • Concretização: as palavras partem de coisas concretas;
  • Interesse;
  • Diversidade de exercícios e actividades;
  • Desenvolvimento da observação e investigação;
  • Descoberta de novas palavras;
  • Palavras com todos os casos de leitura e todas as letras do alfabeto.
Método Natural (MEM) - Freinet

Para o educador Freinet, todas as crianças aprendem a ler de forma "natural", ou seja, sem precisarem de passar por todas as etapas do ensino tradicional.
Este método concerna as seguintes características:

  • Parte da realidade das crianças, respeitando os seus interesses;
  • Parte do texto para os "bocadinhos" das palavras;
  • Não é imposta a análise pois esta acontece quando a criança está preparada para isso;
  • Dá importância à correspondência, ao jornal, como motivação para a aprendizagem;
  • A descoberta e o trabalho cooperativo são intensos;
  • A leitura, a escrita e a estrutura da língua acontecem naturalmente.
Método sintético

É o método mais conhecido. É um método que parte da parte para o todo, do desconhecido para o conhecido, o método do b+a=ba.
Estabelece uma relação entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através da aprendizagem letra a letra, ou sílaba a sílaba.
As crianças primeiro aprendem as letras, depois formam as sílabas - alfabético -, partem do som das letras, unindo o som da consoante ao som da vogal, pronunciando a sílaba formada - fónico.
Aprendem primeiro as sílabas para formar palavras - é silábico.

Método Jean qui rit

Este é um método que apenas conheci este ano. Este método associa as letras as gestos, facultando exercícios de mímica, canto e ritmo. É defensor de uma educação sensorial e fonomímica.

Exemplos: